Tuesday, November 15, 2005

Eu acho que percebo

Este post também se podia chamar "os inventores da democracia", ou ainda "os deveres são mais importantes que os direitos, mas há limites".

Pois é, este é o preço a pagar por se arvorarem em campeões da liberdade e inventores da democracia! Se é verdade que fôram o primeiro país a ter democracia parlamentar, se é verdade que foi o primeiro país do mundo em que se podia falar em liberdades cívicas, também é verdade que com o correr dos séculos o sistema se perverte se não existirem aquilo a que tu chamas, e muito bem, políticas de enquadramento social. Há gente que só tem deveres e é vítima de xenofobia, fazem o trabalho "sujo" ou pesado que os franceses não querem fazer, encheu o saco e rebentou! Será que foi porque não sabem que têm direitos mas que os devem reclamar de uma maneira civilizada? Acho que não, já andam há anos a reclamar esses direitos e não vêem nada de consistente. Os portugas que emigraram nos anos 50 e 60 que o digam. Comeram o pão que o Diabo amassou mas muitos souberam dar a volta por cima. Levaram uma ou duas gerações a integrarem-se mas os filhos ou os netos estudaram e estão melhor!
Mas mesmo assim não é maneira de chamar a atenção! Devem ser "meia dúzia" mas fazem muito barulho porque no país campeão da liberdade os políticos tremem quando isto acontece e não resolvem o problema em alguns dias porque não se podem impôr por via policial. Ou entram com mão de ferro e lá se vai a aura de liberais ou não entram com mão de ferro e lá se vai o respeito dos franceses cumpridores dos seus deveres e donos dos carros e lojas queimadas! Não sei como isto vai acabar num país de brandos costumes mas se calhar vão fazer como o governo canadiano que trata os transgressores assim: prende os "naturais" e expulsa os filhos e netos (netos!) de emigrantes! Li alguns testemunhos de netos de açoreanos que nunca tinham estado nas ilhas e lá tiveram de voltar para a terra dos avós por crimes "menores". Não concordo muito com a solução mas o que é certo é que se constar como "solução" possível talvez eles acalmem (ou ficam "amordaçados" até à próxima?)

No comments: