Monday, February 13, 2006

bolo, jogo e coluna

ontem apetecia-me um doce e fiz um bolo: o da manuela malheiro e da rosa.
comecei por fazer meia receita. gemas, açucar e farinha já estavam dentro quando deitei uma caneca de óleo. não só me meteu imensa impressão deitar óleo num bolo como aquilo ficou líquido e parecia-me de mais. logo a seguir ao cacao, uma caneca de água, que também me mete impressão. porque não leite? é mais alimentício. ainda para mais parecia sopa, nunca massa de bolo! tinha deitado o dobro de óleo e água. toca a deitar tudo a dobrar.
atenção para quem o queira fazer: demorou o dobro do tempo indicado na receita no forno. e tem um bocado de açucar a mais.
como achei que já era doce a mais não fiz a cobertura. e ainda bem, porque o bolo é pesado.
resultado de tudo isto: um bolo grande mas bom. só ainda não disse a ninguém os ingredientes. comeram todos alegremente.

ontem, enquanto manjavamos bolo, jogamos o stop, que aqui se chama "Stadt Land Fluss" (cidade país rio), em alemão. sucesso!!
as categorias eram: cidade, nome, animal, país, objecto de cozinha, bebida, legume/fruta.
o C correu mal porque aqui é tudo com K. e o V ainda correu pior porque o som é como o F e então as palavras não saltam à mente tão depressa. o J foi o pesadelo porque em alemão le-se como I e nem o tim sabia as categorias todas. de resto correu muito bem.
estou mesmo feliz por estar a aprender tanto de alemão.


hoje dói-me a coluna como nunca me doeu. vou-me deitar no chão com as pernas ao alto.

8 comments:

Anonymous said...

que giro ! onem tb fiz o mesmo bolo que já nao fazia há algum tempo. afinal, a receita da rosa nao é bem igual... sao 5 ovos inteiros ( nao se batem as claras em castelo ) e eu ponho um saco inteiro e nao meio de chocolate em po da pantagruel ( que corresponde a uma chavena ). todo o resto é igual. é mt bom e nao custa nada a fazer. parabens pelo teu alemao que me parece está a ficar um mimo! bj

Anonymous said...

qt ao 'stadt land fluss', faz sentido. mais do que 'stop'. e, dito de rajada, soa bem ! melhoras para a coluna. entrei este fds num cursinho de decoraçao de interiores que é dado por uma designer cá do porto. no entender dela uma das peças mais importantes de uma casa é o colchao... dá uma olhado ao teu. nao será disso ?

MA said...

eu ainda fiz com menos ovos, só tinha 4 e não achei mal fazer com menos.
que bom! espero que corra bem e te dê gozo fazer o curso.
quanto ao colchão, acho que não é disso. o problema é que dormi toda torta, nem sei porquê. isto vai ao sítio.

Isa said...

Nunca se rouba aos ovos numa receita, e à farinha também é delicado roubar. O equilíbrio de uma receita de bolo depende destes dois ingredientes.
O resto é paisagem que dá o doce (o açúcar claro), o sabor (chocolate, laranja, nozes, etc) e a consistência mais ou menos fofa (a gordura, manteiga, azeite, óleo ou o que fôr).
Não te deites no chão que ficas toda moída, arranja um colchão fino.
Beijos

Anonymous said...

esqueci-me de dizer que roubo um pouco no açucar. nao encho completamente as chavenas. isa, tu sabes umas coisas... e depois dizes que nao és 'grande espada' na cozinha...

Isa said...

Pode roubar-se aos ovos nas receitas de cremes, arroz doce, aletria e similares, quando muito ficam mais finos (ou menos consistentes se preferires). Nos bolos jamais!!

Isa said...

Isto não é saber de cozinha!! É saber química!! Aliás, é a última coisa que me ficou do que aprendi de Química no reino do rei Artur em tempos que já lá vão.

Anonymous said...

eu tb aprendi quimica no tempo do rei Artur mas nao ficou cá nada...