Tuesday, February 14, 2006

O indonésio


Sem querer armar que falo indonésio, longe disso porque só digo meia dúzia de palavras e quase todas elas são "malandras" ou mesmo palavrões, lembro-me duma conversa que tive com a minha amiga Cony, indonésia que conheci em Rotterdam e que agora está nos States. Ela fala fluentemente indonésio, inglês, holandês e mandarim, e "arranha" o alemão e o francês!! Visto isto está em posição ideal para comparar línguas e gramáticas.
Segundo a Cony o indonésio é uma língua muito "pobre", pobre de gramática entenda-se porque a cultura é rica. Os artigos e os substantivos têm singular e plural, não me lembro se têm género. Os adjectivos são como os portugueses mas não têm aqueles graus esquisitos como o superlativo simples. Os advérbios e conjunções não faço ideia como são. Mas nos verbos é que está a "pobreza", leia-se "simplicidade" que é mais simpático, foi sobre os verbos que eu e a Cony conversámos, e eu convido o Tim a começar a falar português "à indonésio" pelo menos no início, para não desanimar com os verbos portugueses.
É assim: o verbo só tem uma palavra, o infinitivo (cantar, correr, dizer, sentir, etc).
Conjugam-se assim: a pessoa, o verbo e o tempo. Por exemplo: eu cantar hoje, eu cantar ontem, eu cantar amanhã, eles dizer ontem, nós fazer amanhã, ele correr hoje, e por aí adiante. Mais simples do que isto não há! Fica esquisitíssimo quando se fala português assim mas percebe-se tudo! com o tempo aprende as conjugações e os verbos irregulares.
Ah! e agora explico a imagem! Todas as línguas são traiçoeiras, não é só o português. Rabo em indonésio significa quarta-feira!

5 comments:

MA said...

a tua dica vai ser comunicada.
beijoca grande e bom rabo.

Anonymous said...

isa, a minha alma está pasma! tu és um poço, mulher! só de pensar que podias estar podre de rica em concursos televisivos... adorei a tua participaçao de hoje. muito boa. mesmo. bom rabo para todos!

Isa said...

Bia, falta o tempo!! Eu adorar hoje a Sofia e eu esperar amanhã que o Tim falar amanhã bom português!

Isa said...

Deixar lá, ficar mais giro maneira como tu falar!! Uga, uga!!

Anonymous said...

bia tu ser a melhor falar portugues indonesio! ser tao engraçado esta maneira de falar! ser muito facil para tim aprender portugues assim. boa ideia da mum.