Tuesday, March 14, 2006

Ainda o Frei Tomás

O provérbio do frei Tomás é um exemplo dos provérbios sobre o "exemplo" que eu tenho arquivado algures nos meus neurónios.
Desafiaste-me e eu lá fui estudar o livro dos provérbios e procurar quem era o frei Tomás.

Dos provérbios encontrei muitos, alguns giros:
A velhice dá bons conselhos por já não poder dar maus exemplos;
Bom exemplo, meio sermão;
Mais vale o exemplo que a doutrina;
O bom exemplo é a melhor escola;
Quem anda pela cabeça dos outros é piolho;
Faz o que te digo e não o que faço.

Do frei Tomás nem vê-lo! Provavelmente é uma variante dos provérbios sobre o "exemplo" com uma ironia aos frades não exemplares, mas não o encontrei na secção dos frades. Também provavelmente era um frade português malandrote porque a nível mais erudito, o único Tomás que encontrei que dizia uma coisa e fazia outra era o Thomas More que é santo, mas não era frade.

3 comments:

Isa said...

Também eu! Uma coisa é "seguir" exemplos, outra é pensar pela cabeça dos outros, não ter ideias próprias! Isso nunca!!

Isa said...

Já sei! O frade é um qualquer, malandro claro! A escolha do nome Tomás é só para compor a rima com "faz"!

Anonymous said...

bem visto senhora doutora.