Wednesday, May 31, 2006

Simplex, demagogia e CTT



Li há dias um texto de um programa do governo denominado Simplex onde se pretenderia entre outras coisas diminuir a burocracia. Ponho o link mas acho ainda mais giro transcrever a parte mais "bem intencionada" (???) ou demagógica face ao que se passou ontem nos Correios.
O programa «Simplex», apresentado pelo primeiro-ministro como um contributo para o crescimento económico do País, vai ser posto em prática ao longo do ano e inclui medidas em áreas como a Saúde, Educação, Justiça e Finanças. O programa prevê 100 medidas para a eliminação de certidões, 109 para a eliminação de papel (desmaterialização), 81 para a simplificação e a desburocratização, 7 para a desregulamentação, 21 para a facilitação do acesso aos serviços públicos e 15 para a consolidação dos regimes jurídicos. O Governo garante que o programa de simplificação reforça a responsabilidade de todos os ministérios para com o objectivo da desburocratização e espera que a maioria dos procedimentos possam ser alargados às autarquias.
Acho que mesmo que o programa "vingue", se os CTT forem privatizados como se planeia, ou isto muda muito ou só mudam as moscas.
Ontem o Miguel foi aos Correios levantar uma carta registada que vinha em nome do avô mas dirigida à nossa casa por ser um assunto que sou eu que trato. O registo ia assinado por mim e acompanhado pelo BI para provar que era endereçado ao meu pai cujo nome lá figura. Disse-lhes que o avô já tinha morrido mas eles "só entregam a carta se o avô assinar o registo"!!!

1 comment:

MA said...

já tinha lido umas coisas do simplex mas nada melhor do que ver as coisas em acção!