que bom! em itália esteve-se mesmo bem!
quarta-feira o voo saiu mais tarde do que programado. será possível que todos os voos que faço tenham no mínimo um atraso de 40 minutos?!
já era noite quando cheguei a roma e o percurso do aeroporto até à estação central da cidade demorou quase uma hora. o Tim e a cora estavam lá à minha espera. Fomos para casa do amigo da cora. ficamos na treta até tarde e jantamos pasta, a primeira de muita pasta em cinco dias!
quinta-feira
férias sim mas pus o despertador para poder ter tempo para ver o que queria. acordei os outros que se revoltaram um pouco porque já tinham visto tudo e queriam dormir. levantamo-nos todos e fomos fazer turismo. com muita calma e sempre a pé para não stressar e passear. eu não queria ver só meia dúzia de coisas mas sim passear pelas ruas e ver coisas de que não conheço o nome e ver e ouvir as pessoas.
começamos pelo coliseu, fantástico. mas tinha uma fila de cinco horas para ver o interior. nem pensar!
passeamos pelo forum romano, bonito mas tem partes em que não se percebe nada, que é um amontoado de pedras, mas consegue-se ver a estrutura do espaço. muito bonito. história viva.
andamos até à praça do capitólio. que linda! as escadas são muito bonitas mas mais ainda quando confrontadas com outras que estão directamente ao lado, estas mais rígidas e secas.
passeamos á beira do rio e fomos até ao vaticano. já quando lá estavamos soubemos que o papa tinha falado de manhã e que nem da janeloca tinha sido mas sim cá em baixo em frente da igreja.
resultado: não vi o papa por uma unha negra!
a praça de são pedro é simplesmente magnífica, colossal, belíssima. adorei. que escala!
tudo por aquelas bandas é grande e magestoso, fortes, enfiamentos, edifícios.
a passear fomos para a parte mais velha de roma.
a piazza navona tinha um mercado de natal enorme e por isso não deu para ver nada, só pessoas de um lado para o outro a comer algodão doce e a comprar brinquedos. seguimos para o panteão mas estava fechado porque era feriado, ficou para o dia seguinte. em vez de entrarmos fomos comer um gelado super saboroso.
a praça de espanha é lindíssima e outra onde a escala não é controlável.
já de noite fomos à fonte de trevi. nunca tinha visto uma fonte do tamanho de um edifício! e tanta gente no mesmo espaço! a atirar moedinhas.
acabado o turismo fomos para a zona da nossa casa porque tinha os bares muito fixes. comemos pizza num restaurante/tasca, muito boa e fomos sair um bocadinho à noite.
sexta-feira
acordei e saí para ir ver o panteão. até lá apanhei uma molha tão grande. fiquei ensopada. o panteão foi o que mais gostei em roma.
lindo!! e ainda para mais estava a chover. que místico a chuva a entrar pelo buraco da cúpula.
depois fui ter com o tim e a cora à estação e apanhamos um comboiopara napoles. em vez de duas horas e meia demorou três horas. não percebo estes atrasos. lanchamos em napoles e apanhamos outro comboio para sorrento. daqui apanhamos uma camioneta para amalfi, uma vila na costa. jantamos. como a pousada de amalfi era muito cara decidímos ir para uma no meio do monte. apanhamos outra camioneta e lá fomos. chegamos tarde e cansados mas satisfeitos porque estavamos longe de grandes cidades e numa costa maravilhosa.
o hostel era lindíssimo, um edifício em pedra em que as paredes de pedra têm oitenta centímetros de largura. mas estava cheio e ficamos a dormir numa relote. melhor ainda porque estavamos super confortaveis e era ainda mais barato.
sábado
acordamos cedo e fizemos um mega e magestoso pequeno-almoço.
o tempo prometia chuva mas decidimos ir para o meio do monte.
fizemos uma caminha de três horas e meia pela montanha. que paisagem! que costa! passamos por uma vila que não tem uma única rua plana, tudo é em degraus, tudo! de tão ingreme a costa ser. fantástico.
a meio da tarde chegamos a positano. é uma vila bonita mas muito turística. sem dúvida que a imagem de fora é muito mais intensa. ver a vila de longe é muito mais bonito que de dentro.
passeamos até ao final do dia e voltamos de camioneta para o hostel onde fizemos uma mega jantarada. pasta mais uma vez!
domingo
prometia chover ainda mais que no dia anterior mas como no sábado não tinha caído uma gota lançamo-nos mais uma vez para o monte, desta vez para o outro lado. fizemos uma caminhada de quatro horas pelo monte até amalfi. a paisagem era muito diferente porque tinha mais árvores de folha caduca. lindo lindo lindo!! encontramos umas casas de guardadores de rebanhos, velhas, em pedra e meias desfeitas. lindas. e o mar sempre em vista.
chegamos a amalfi a horas decentes de ainda ver a vila com um pouco de luz. esta sim, uma vila lindíssima. pequenina, com algumas coisas turísticas mas ainda assim muito genuína. adorei!
já tarde voltamos de camioneta para casa e fizemos mais um mega jantar! pasta mais uma vez!
segunda
nove da manhá. que sol! e calor!! decidimos ir ver a cidade de pompeii. apanhamos uma camioneta ás dez e depois um comboinho. chegamos lá ás 12:30. vimos a cidade de uma ponta à outra. isto sim! história vivíssima. mais do que fantástico. as construções, os pavimentos em pedra, os pavimentos em mosaico, as pinturas de fresco, os grafitis, genial! e ainda para mais estava vazia, quase sem turistas. foi muito bom.
ás vinte para as cinco da tarde apanhamos o comboinho para napoles. chegamos quatro horas e meia antes do meu comboio para roma. deu tempo para passear bastante. ver as pessoas e uma zona da cidade que é lindíssima. forte em carácter e berros de uma janela para a outra. cheia de motoretas e lixo no chão. uma cidade completamente diferente de roma mas intensa.
jantamos o que não podia deixar de ser, uma pizza!
ás nove apanhei o comboio. cheguei a casa do amigo da cora em roma já era meia noite e meia. dormi.
terça
um dia diabólico. acordei às seis da manhã. fiz o check-in quarenta e cinco minutos antes de fechar e sentei-me á espera.
á nove da manhã, 45 minutos antes da hora prevista de partida, vi que o voo já estava atrasado. afinal só ía sair ás 11:30, depois ás 12:30. eu sempre nervosa porque tinha combinado ligar ás 14:00 à arquitecta com quem tinha feito a última entrevista e tinha deixado o número dentro do saco que já estava a caminho de um porão.
inacreditável! que atraso e que falta de respeito. entrei no avião ás 14:00!!!!! um atraso de quatro horas e meia!! cheguei a berlim uma pilha de nervos. liguei à arquitecta a pedir desculpa e a perguntar se estaria lá dali a uma hora para me dar tempo para ir para casa onde podia telefonar com mais calma. ok. fui para casa.
liguei e ela disse-me que gostaria que eu trabalhasse lá, que não tinha tempo até sexta-feira para tratar de papeis comigo mas para eu ir trabalhar no dia dois de janeiro, ás 9:00. quando voltar tratamos de papeladas e começa o trabalho!
tive cinco dias maravilhosos e já tenho emprego!!
5 comments:
uau! 83 linhas de texto num blog!
juro que não estou a tentar intimidar.
parabéns e obrigada a quem teve a paciência de ler tudo!
A mãe leu tudo de um fôlego, quase se engasgou! ainda não deu para ver os links porque tenho muito trabalho, mas não perde pela demora! eu não te disse que valia a pena e que era tudo lindo de morrer?? Parabéns por teres sabido aproveitar muito com pouco tempo!
A dopo domani!
Parabéns!!! pelo relato e pelo emprego :)
beijo grande, lene
como a mae, li tudo de uma assentada. agora vou ver os links. gostei mt do teu relato e estou super, hiper contente pelo emprego. sei que já estás cá. até breve, linda!
uma coisa é certa, dp disto, tenho que ir a itália com urgencia. tanta coisa linda e eu nao conheço nada. parola !!!!!
Post a Comment