Sunday, December 04, 2005

Diário de um estagiário à procura de trabalho

esta semana que passou foi a minha primeira semana de busca. Segunda e terça-feira imprimi os portfolios e meti-me na net à procura de mais gabinetes. Que eu conheça há dois ficheiros de listagem dos arquitectos em berlin: este e este. o que vou fazendo é: abrir um a um, ver o que fazem e como. se vier logo lá escrito que como sistema operativo de trabalho usam machintoch e archicad para desenhar fica logo de lado. vou fazendo uma lista top ten, ligando a alguns para saber se precisam de estagiário e a outros, os que mais interesse me levantam, vou lá porque é sempre melhor falar directamente.

na quarta-feira foi muito frustante. fui a seis gabinetes. três não precisavam, dois não encontrei e o último achou o meu portfolio muito interessante mas para já não há trabalho suficiente para terem mais um estagiário.
logo no primeiro dia cheguei a casa exausta e algo desanimada.

na quinta-feira soube-me muito melhor. a quarta foi como aquecimento. o meu alemão flui muito mais quando explico o meu portfolio e quando mostro os meus interesses. apesar disso também não foi um dia famoso. o primeiro a que fui trabalhava com archicad, o segundo precisava de um estagiário mas o big boss estava de saída, deixei lá o portfolio mas é sempre estranho não haver uma conversa por curta que seja. no terceiro soube-me bem, entrei e estive dez minutos a falar com o arquitecto, disse-me que para já precisam de um arquitecto. estagiário seria mais para fevereiro. gostou do meu portfolio e gabou o meu alemão. disse-me para lá voltar para dar o meu cartão. para já não deu em nada mas o gabinete era demais. o quarto gabinete também gostei, mostraram algum interesse e disseram-me para voltar a ir lá para a semana porque estavam sem tempo. vamos ver! no quinto soube-me bem. viram o portfolio e estive lá para aí meia-hora a conversar e a explicar porquê berlim, porquê arquitectura e coisas assim.gostaram do portfolio e do alemão mas para já não precisam mas em janeiro/fevereiro acham que vão precisar. fiquei de mandar um email e de lá voltar em janeiro se ainda não tivesse estágio.

na sexta-feira foi de cair para o lado. no primeiro precisavam mas não pagavam nem um euro, ora para um gabinete que é bastante chique e que está sempre a construir é arrogância dizer-me que os estagiários ali ganham sabedoria e já têm sorte que eles, senhores arquitectos da patente, se dão à perda de tempo de ter estagiários. badamerdas, o estagiário trabalha oito horas por dia, cinco dias por semana. seria como mais um computador na sala.
o segundo foi demais. muito alternativos e interdisciplinares. uns forinhas. Mostrei o portfolio e mostraram-se altamente interessados. fazem arquitectura, design gráfico e mais coisas, mas são uns tesos. a expressão foi esta: "nós temos um mínimo que vamos fazendo/ganhando por mês. por base só te podemos dizer que não ganhas nada mas se fizermos alguma coisa em que recebamos dinheiro tu também recebes. mas é sempre uma incerteza!". disseram-me para lá voltar se não me importasse com esta instabilidade ou se arranjasse uma bolsa.
o terceiro e o quarto gabinete não precisavam mas sempre me deram um contacto e disseram-me para ir lá e dizer que ía da parte deles. não tive mais tempo, vou lá na segunda-feira.

nestes três dias cheguei a casa totalmente de rastos mas já me sinto mais animada. Sei que isto não vai ser fácil mas que é possível. de qualquer das maneiras é mais fácil aqui do que em portugal.
hoje tenho que descansar e ir ver mais uns na net para definir a minha busca para a semana.
amanhã digo mais coisas.

No comments: