Saturday, June 10, 2006

Revisão de lemas

Ou filosofia da treta? Dizem que os blogs são os refúgios dos filósofos falhados e da treta! Acho que não é verdade e hoje apetece-me desabafar! Quem não quiser ler tem bom remédio, ou nem vem cá, ou vai embora, ou passa ao próximo post!

Face às circunstâncias, em casa e no trabalho, ando um bocado em baixo, e nem o futebol me impede de estar com uma neura.
Ando tão chateada que me deu para rever alguns dos meus lemas e acrescentar umas adendas. Acho que ainda não os contesto mas já começo a fazer reflexões e a ter algumas reservas.

1º lema:
"Os pais têm o dever de amar, educar, cuidar das suas crianças, dos seus adolescentes, dos seus filhos jovens, adultos, já maduros, e por aí fora, enquanto todos existirem. Direitos logo se vê!"


Sou uma romântica? Deixa lá Isabel, tu sempre gostaste de ser assim, embora algumas coisas da tua maneira de estar na vida me irritem solenemente (a mim, imagino aos outros!!)
Reflexões e consequentes correcções/ou adendas:
"adultos e já maduros"!!?? A idade adulta e a maturidade não se estipulam pelo BI, pressupõem responsabilidade, capacidade de decisão, liberdade! Autonomia aceito que não faça parte do conceito, a vida está muito difícil, a autonomia adquire-se cada vez mais tarde, a gente pode ajudar, tudo bem, mas é AJUDAR, não é patrocinar irresponsabilidades. Se eles são adultos nós ficamos velhos!
"enquanto todos existirem"!!?? Aqui bate um ponto sensível, eu não sou eterna, que saiba não estou doente mas estou cansada de dar o litro!
"Direitos logo se vê"??!!. Os velhos têm direito a ser amados, respeitados e cuidados.
Eu ainda não me sinto velha mas acho que os meus filhos são adultos e portanto se calhar estou mesmo velha porque começo a achar que tem de haver uma altura em que o círculo se fecha e todos temos direitos e deveres!

E por agora faço uma pausa, fujo para a frente (ou será para o lado?) e vou ver o futebol!
Logo há mais se a neura não me der para me enfiar na casca!

3 comments:

Anonymous said...

eu cá concordo com a "sô doutora".com o amar, cuidar, educar mas também concordo que há uma altura em que o ciclo se fecha.

beijo grande para uma mãe fantástica, presente e amiga(como a minha!

marlene

MA said...

gostei muito de ler este post mum. deixou-me a pensar muito em ti e também na minha parte na questão. de tal maneira foi que o comentário vem quatro horas e meia depois e pouco eloquente.

eu também concordo contigo e acho as tuas adendas totalmente pertinentes.
com a marlene também concordo. és uma mãe fantástica, muito presente e muito muito amiga. és uma mãe excepcional.
obrigada por seres tão linda e por me dares tanto.
Quanto aos teus direitos, espero que saibas e sintas que te amo mesmo muito, que te respeito imenso e que ainda que esteja longe de alguma maneira também tomo conta de ti, porque tomar conta também é partilhar e disso não quero abrir mão.

adoro-te.
escreve mais.
beijo grande.

espero que tenhas uma noite calma.

Isa said...

Sei e sinto! Sempre!