Friday, November 24, 2006

mais de 280 verbos!!!

um amigo meu aqui de berlin, o Ulli, o vizinho de cima do Tim, disse-me na quarta-feira que quando se sabe 2000 palavras de uma língua, já se tem algum controle e capacidade de falar relativamente fluente.
não confirmei a veracidade da afirmação. simplesmente decidi fazer uma lista de palavras que sei em alemão... é de tolos!!
ontem à tarde no café comecei então com os verbos, em duas horas e sem dicionário, só com a cabecinha!, fiz uma lista de 250 verbos!! antes de me deitar escrevi mais uns e hoje já escrevi mais meia dúzia... e ainda são só os verbos!!!
as 2000 estão no papo!!!!!

o meu português é que não tem andado tão feliz. não falo com ninguém a não ser com a Astrid, a ensinar o senhor Tim e ao telefone. mas leio muito, ou não estaria a fazer uma prova final. felizmente para o meu português oral a Juli está cá. já recuperei o meu sotaque! nada que não tenha cura rápida!

No comments: