Friday, September 01, 2006

Querido Diário:

Ainda só passaram três dias, mas o cansaço e a saudade parecem de muitos mais.

A burocracia dá emprego a muita gente, eu ainda não parei de andar de um lado para o outro a tratar de papeladas. Mas, aqui em Stuttgart, o papel parece fazer sentido. Tenho um quarto que não é muito mau para a renda que se paga (estive a comparar com o que pedem nos placards para WG), e o preço da net é ridículo. Tive um dia incrível.

Hoje tinha três coisas importantes para fazer, a primeira no centro e as outras duas aqui na cidade junto ao campus (Vaihingen). Os horários dos serviços onde tinha que ir são todos das 9h às 12h. Aqui o colega, que foi para a cama cedo e tinha o despertador para as 7h45, levantou-se às 9h. Um susto, pensei que não daria para tudo mas tentei.

Arrajei-me a correr e fiz os 20 minutos de S-Bahn que separam o campus do centro da cidade. Aqui fica o Studiensekretariat für Ausländer/innen, onde tinha que corrigir o nome na minha carta de aceitação para a Universität Stuttgart. Na dita carta eu tinha o nome de alguém que não vinha de Portugal, mas de um país da África Central ou vizinho da China.

Com esse papel, agora sim com o MEU nome, fiz os 23 minutos de S-Bahn até Vaihingen, para me dirigir a uma agência de seguros. Não basta ter o Cartão Europeu de Seguro de Doença, ou a Universidade ou o município exigem uma declaração de uma agência alemã que confirme o nosso seguro português.

Com este papel, e outro preenchido aqui na Universidade com a ajuda do pessoal do Büro für Internationale Angelegenheit (Serviço de Relações Internacionais), fui à Rathaus de Vaihingen. Aqui o município regista o facto de eu estar a morar na área e que sou estudante da Universidade. Também aqui me deram um papel novo. Com este papel posso ir à VVS, a empresa que gere os transportes, e pedir um passe de estudante. Aqui em Estugarda os estudantes que se mudam pela primeira vez para a área têm direito a um passe gratuito para o primeiro semestre.
Saí da Câmara Municipal e fiz algumas compras mesmo do outro lado da rua na SchwabenGalerie, que tem um supermercado tipo Lidl, com os produtos nas prateleiras ainda dentro das caixas onde são transportados... Apanhei o autocarro e cheguei à faculdade às 12h30.

Rica manhã! :)

Almocei na Mensa a primeira refeição completa e quente desde que aqui cheguei: Wurst...

À tarde ainda tentei ir ao banco, mas estava cheio dos estudantes que chegaram hoje e precisavam de abrir uma conta (conta que eu abri há dois dias). Preferi vir para o meu cubículo reconfigurar a internet.

Não sei que vou fazer amanhã.

3 comments:

Anonymous said...

e que saudades que eu tenho do colega!!!!! por cá, na américa do sul é tudo muito mais lento e relativo. os preços são relativos, os papeis também são relativos.
adoro-te de paixão e a distancia fez com que percebesse isso melhor.

estamos a gozar uma lua de mel FANTÁSTICA

bjocas a toda a familia
lene e luis

Anonymous said...

Ola afilhado!
sim, isto dos primeiros dias pode ser mto duro. perguntamos mtas vezes pq nos metemos nisto e nos pusemos a prova desta maneira. perguntamos ate pq achamos q valeria a pena. claro q vai valer a pena e daqui a uns dias ja contas estas coisas com um tom divertido. depois vai mas é custar-te regressar. e nao olhes pra tras como a mulher de Lot, essa de Sodoma..., pois nao ficamos pra tras. nunca deixaremos de estar ao teu lado.
bjo gd

MA said...

que surpresa! quem pára por cá!
até já ando a pensar que o blog foi assaltado... tanta actividade e eu nem ando a escrever!!

eu habituo-me... tão bom que o mi minhoca!!

... diverte-te mano. beijo da mana.