Tuesday, October 31, 2006

hoje

sinto que estou à espera. mas não é de amanhã... é do mi.

Monday, October 30, 2006

Xicuembo

África tem feitiço! E passa nos genes e no educar dos filhos! Leiam com atenção os comentários do post de apresentação do meu brinquedo novo, o tapete rolante, comentário da Manelinha! Uma tripeira de Paranhos a escrever "força nas milengas mum"!!! Giríssimo, isto entra por osmose. Aliás, dizem eles que quando nós estamos todos juntos não demora muito já temos sotaque. Os meus netos vão aprender a dizer milengas, tátá, maningue, xunguila e muito mais coisas.

Sunday, October 29, 2006

E o cão??


Encontrei esta num blog qualquer já há dias! Achei piada, oxalá não seja premonitória! Por isso te disse que o tapete vinha no Sábado e o cão no domingo.

O suadoiro


Segundo a Gracieta foi o dinheiro mais mal gasto por mim nos dias da minha vida. Talvez, talvez hoje! porque esteve um dia lindo para andar lá fora! Mas para já sabe-me bem pensar que vou dar as minhas passeatas mesmo em dias de chuva sem pisar caca de cão a toda a hora ou sem ter de ir primeiro de carro para a Foz.
Enquanto estivermos de pica vamos aproveitando! Hoje a Bia andou meia hora e eu uma (mais devagarinho claro, mas firme)! Doem-me as pernas!
Grace, se ganhar um dinheirito ao jogo já sabes que tens direito ao armário do hall!

Saturday, October 28, 2006

mais dois

desta vez do Pessoa.

Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagero ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha porque alta vive.



Temos, todos que vivemos,
Uma vida que é vivida
E outra vida que é pensada,
E a única vida que temos
É essa que é dividida
Entre a verdadeira e a errada.

Friday, October 27, 2006

um poema

Um Simples Pensamento

É a música, este romper do escuro.
Vem de longe, certamente doutros dias,
doutros lugares. Talvez tenha sido
a semente de um choupo, o riso
de uma criança, o pulo de um pardal.
Qualquer coisa em que ninguém
sequer reparou, que deixou de ser
para se tornar melodia. Trazida
por um vento pequeno, um sopro,
ou pouco mais, para tua alegria.
E agora demora-se, este sol materno,
fica contigo o resto dos dias.
Como o lume, ao chegar o inverno.

Eugénio de Andrade, em Os Sulcos da Sede.

Isto é em Pombal!!

Deu aí nas notícias? nunca vi tanta chuva, mas no Sul foi pior. Em Pombal morreu uma senhora velhinha, deu-lhe um enfarte quando viu a casa toda inundada! Até arrastou autocarros!
Claro que a vizinha do 4º andar, que é a mais exposta, lá teve a entrada de água da praxe e já veio falar comigo dizendo que veio de cima e é o condomínio que paga. O sotão está "quase" seco, só entrou uma pocinha num cantinho! Estou tramada com esta, compra casa velha e não quer ter problemas!

Kytril, ou o meu sol ontem








Não faço a mínima ideia para que serve o Kytril e não me interessa, nem me apetece ir ver ao livro. O que interessa é o uso que a Bia fez do bloquinho de papelinhos. Semeou-os pela casa ontem à noite, e eu fui tropeçando neles quando me levantei. Um estava na porta do quarto, outro no espelho da casa de banho, outro em cima do tampo da retrete, outro na mesa do hall, outro na cozinha, outro na porta da saída... Há várias versões do "adoro-te", não eram só estes!! Tu és minha, minha pequenina!! Estou a ficar cheia de mimo. A Bia arruma a casa, vai às compras, cozinha (e bem!) e eu chego a casa, sento-me e como como um abade!

Thursday, October 26, 2006

eu e a minha bicla


eu e a minha bicla
Originally uploaded by _manuela.

um carro e duas cadeiras.

o céu ontem

o céu ontem
Originally uploaded by _manuela.

ontem esteve um dia fantástico.
ficam aqui com um pouco do céu que está por cima de mim.

Monday, October 23, 2006

Obrigada meus amores

Quase a uma semana de distância do meu aniversário aqui me têm, finalmente!, a agradecer as vossas manifestações de amor e amizade.
Filhotes, desculpem-me ter estado incomunicável, mas a situação assim obrigava, estava sempre fora de casa! A Biinha encheu a casa de flores e adorei, adorei, adorei o miminho. Nunca mais perdi os óculos!
Mamã, obrigada pelo teu amor sempre incondicional, pelo teu apoio e pelos teus petiscos. Fiquei com a alma quentinha!
Rosinha, obrigada pela sua amizade, pelos petiscos quando menos conto com eles, sem os pedir, pelo arranjo especial da casa.
Aos meus irmãos, sobrinhos e a todos os meus amigos que se lembraram de mim, e os poucos que esqueceram mas quaquer dia vão ligar a rir e a dar os parabéns, adoro-vos.
Gininha, tu é que és joinha, obrigada pelos adjectivos todos, delirei!
Esqueceste-te de pôr maluca, mas está lá o lunática que, segundo o Priberam, significa maníaca ou excêntrica!!! Mas vê lá como sou mesmo doidona, fui ver os sinónimos possíveis de todos os adjectivos com que me "classificaste" para escrever um post alucinado. Só os sinónimos de "pura" dão um livro de humor, quanto mais um post!
Mas estas semanas foram complicadas para mim (descomplicada eu? já fui! é o único adjectivo que às vezes já não me encaixa). Resultado, perdi o pio.
Primeiro a ida da Manelinha, piu, depois o princípio da semana e a saga da Bia, piu piu, foi completamente marado, nunca pensei vibrar tanto com isto, mexeu comigo. Na 4ª feira fiz a vacina da gripe e nem vos digo nem vos conto, piu piu piu, acho que não a vou dar à avó! Não conheço ninguém no hospital que não tenha estado meio adoentado, eu "fui à cama" dois dias e ainda hoje não estou a 100%. Também acho que foi por ter sido tudo seguido, tipo efeitos cumulativos! Não sei, ainda vou pensar, a Mininha não sai de casa, só se apanhar gripe com as mulheres a dias! Também não sei o que fazer se ela tiver uma gripe complicada, não sei, vou pensar e aconselhar-me com a Isabel Neves, minha amiga e infecciologista.
E por hoje já acho muito para quem está sem pio! Já estou melhor só de escrever!

Thursday, October 19, 2006

justificação de faltas

tenho parado pouco por aqui, o que me põe triste mas não é por menos, tenho trabalhado imenso, aliás, mesmo muito.
Na segunda-feira temos que mandar o projecto do concurso que estamos a fazer. está a ficar bem mas está a ser mesmo trabalhoso. é para aquecer! depois de ter estado de férias.
Veio um bocado interromper esta minha nova fase da prova final mas não faz mal nenhum porque é só uma semana e continuo muito motivada para a prova. assim vou ter momentos mais dados à prova e pausas em que estou a trabalhar e também a ganhar algum.
resultado: estou óptima mas estafada.
para mais ontem fui correr à noite, das oito e meia às nove. soube-me mesmo muito bem. a ver se faço isso com mais regularidade. é bom e sinto-me bem.

à parte disso fico com pena de não poder levar um chá à cama à minha mum. espero que melhore depressa porque pelo que já percebi é pior ficar doente e faltar um dia ao serviço do que ir sempre direitinho. parece que os médicos dos hospitais públicos não têm direito a ficar de cama. continua tudo a sobrar para eles e "é para ontem".
as melhoras mum.

...(censura) para sossego de alguns corações.
agora é preciso ver se isto vai mais longe mesmo sem grades entre as pessoas.
eu não sou muito de generalizar, mas que há muitos políticos que me envergonham, há!
espero que seja desta que a sofia também aprenda. o recenceamento é importante. para a próxima já podes "escolher" o presidente da câmara do porto e ser mais coerente com esta acção política que tiveste que foi tão forte.
acho muito bem que defendas os teus princípios. mas não o faças só de vez em quando. votar é importante. se queres viver numa democracia, não te demitas do teu papel.
bem... acabou o sermãozito.

vou dormir que estou de rastos e amanhã continua a odisseia.
Beijo grande.

Tuesday, October 17, 2006

parabéns mãe!!

já é meia-noite aí... o mi conseguiu agora apanhar a bia. vamos ver em que é que isto dá.

beijo beijo beijo... e muitos parabéns!!
olha nós os quatro. e nós as duas. somos tão lindos! adoro-te! por dentro e por fora. na tua calma e equilíbrio. na tua beleza de te relacionares com as pessoas... obrigada por seres assim tão linda.
Parabéns!

Monday, October 16, 2006

estou a ficar nervosa...

é quase meia-noite aí e não há meio de falar com a senhora nossa mãe.
estou ao telefone com o mi.
onde andam as duas meninas do porto? nem teleles!

beijos para as duas :)

Saturday, October 14, 2006

Ritiiiiiiinha!!!! Parabééééééns!!!


É assim gritado para ela ouvir na Figueira da Foz.
Ó pra ela que crescida!
11 anos!! Como o tempo passa depressa, ainda me lembro de ti "quenina"!
Parabéns para vocês também, Zé Luis e Regina.
Lembras-te daquela noite em Gaia? nunca te vi tão nervoso!

Thursday, October 12, 2006

parti/cheguei

hoje acordei em berlin. parecia um filme depois do dia de ontem.
a mim parece-me que os dias nos aeroportos não existem. não estamos em nenhum lado e não conhecemos ninguém. é sempre tão abstracto. não se sente o tempo passar e não se sabe o que fazer. é sempre muito estranho. parece que não foi. falha um dia na minha memória.

hoje acordei em berlin. com os pássaros a cantar, o tim ao meu lado e cheia de fome. saímos.
à tarde fui tratar de uma coisa e decidi ir de bicicleta. era bem longe mas isso não custou. o que custou foi perceber que tive tanto tempo sem o fazer que fiquem um bocadinho dorida. sinto os músculos das pernas e do rabo.

hoje acordei em berlin e já tenho saudades do porto.
adoro-te mãe. adoro-te bia. adoro-te mi.

Tuesday, October 03, 2006

Rainha só há uma!



É a nossa e mais nenhuma!!
Parabéns Regininha!!!!!